Coordenador : Rachel Moreira Morais dos Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388796.2199.50262.12022023
Departamento/Setor: MFL
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pacientes do programa de Estudos e Tratamento do Tabagismo e portadores de incontinência urinaria do Hospital Antonio Pedro, através de encaminhamento do setor de Urologia, Uroginecologia e rede Pública de saúde.
Local de atuação: Atendemos no Projeta, Instituto Biomédico, situado na Rua Prof Hernani de Melo, 101, 2a andar, São Domingos, Niteroi.
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Oferecer um acompanhamento fisioterapêutico aos pacientes de ambos os sexos com incontinências de diversas origens, com intuito de promover melhor qualidade de vida. Promover uma orientação em saúde objetivando educar e romper preconceitos presentes nos incontinentes. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Disponibilizar instrumentos informativos com esclarecimentos sobre estas patologias. - Melhorar a Adesão dos pacientes ao tratamento fisioterapêutico no modelo remoto; - Promover a orientação destes pacientes dos ambulatórios e unidades de atenção primária em diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro. - Utilizar os recursos fisioterapêuticos de baixo custo e de evidencia A para o tratamento das incontinências. - Promover a orientação aos incontinentes e seus familiares. - Realizar questionários posteriores às informações oferecidas pelo Projeto para identificar a importância da informação aos portadores, seus familiares e a todos que participarem do Projeto. - Intensificar o uso de praticas integrativas e controle da ansiedade através de dados coletados de questionários validados. - Disponibilizar os novos dados obtidos através de eventos científicos e de publicações em revistas científicas de áreas afins.
Resumo
A incontinência urinária(IU) e/ou anal (IA) conceituadas como condição na qual ocorre a perda involuntária de urina ou fezes e gases respectivamente, que geram um problema social ou higiênico, são doenças que acarretam problemas de saúde adicionais e, por conseguinte, impactando negativamente a qualidade de vida. Embora sejam doenças que não ameaçam a vida, norteiam para um dilema multifatorial que atinge o indivíduo física e psicologicamente, resultando em isolamento social, baixa auto-estima. Diante da escassez de estudos da utilização dos recursos fisioterapêuticos, falta de busca no tratamento e por acreditarem que a incontinência é uma condição normal e resultado do processo de envelhecimento e não uma doença, nos motivou elaborar mecanismos de orientação, construção de conhecimentos e aprimoramento de profissionais da área e a introdução de um serviço para atendimento fisioterapêutico dos portadores de incontinência. Cabe ressaltar, que este serviço não é encontrado nas redes publicas e somente de forma privada, onde inviabiliza a utilização pelos pacientes do HUAP. Em 2021, conclui a minha formação em Auriculoterapia Clínica com uma represente no Brasil, da Escola Raphael Nogier. Esta metodologia visa o diagnostico e tratamento de diversas disfunções orgânicas. Neste ano, daremos continuidade ao uso de terapias integrativas, tais como acupuntura, Auriculoterapia Clínica, visando à melhoria de qualidade de vida.